Lord Byron e o Cão Contramestre


“Estas pedras se erguem para marcar os restos mortais de um amigo;
eu nunca conheci senão um — e aqui ele jaz.”

Poema: Epitáfio para um cão, de Leonard Trelawny Hobhouse, citado por Lord Byron (1788-1824) em homenagem a seu cão Boatswain, morto em 1805.

Lord Byron nutria um afeto excepcional pelos animais. Entre todos, o que mais lhe tocou a alma foi um majestoso cão da raça Terra Nova, chamado Boatswain (O Contramestre). Quando o animal adoeceu de raiva — uma sentença quase certa de sofrimento e perigo — Byron não hesitou: permaneceu ao lado dele até o fim, cuidando pessoalmente, mesmo consciente do risco real de ser mordido e contaminado. Para Byron, a lealdade do cão valia mais do que qualquer temor.

À época, o poeta enfrentava dívidas sérias. Ainda assim, ordenou a construção de um monumental túmulo de mármore para Boatswain, na Abadia de Newstead — uma obra maior que a planejada para si próprio — e, de fato, a única construção que mandou erguer em sua propriedade. Em seu testamento de 1811, deixou expresso o desejo de ser enterrado ao lado do companheiro fiel.

O poema “Epitáfio para um Cão”, com seus 26 versos, tornou-se um dos textos mais célebres associados ao nome de Byron. Porém, uma carta de 1830, em rascunho, escrita por Hobhouse, revela a verdadeira autoria: o epitáfio é dele. Byron optou por utilizar o longo texto do amigo, em vez de seu próprio epitáfio breve e cortante, que dizia: “Para marcar os restos mortais de um amigo, estas pedras se erguem / Eu nunca conheci senão um – e aqui ele jaz.”

A grandeza do monumento, o gesto de amizade extrema e a escolha do epitáfio revelam um traço íntimo de Byron: para ele, a lealdade de um cão era mais nobre, mais pura e mais duradoura do que a maior parte dos vínculos humanos que conhecera.

E. E-Kan 


Referências:

Marchand, Leslie A. (ed.). Cartas e Diários de Byron (BLJ). Johns Hopkins, 2001. Carta a Francis Hodgson, 18 de novembro de 1808.

Moore, Thomas. Cartas e Diários de Lord Byron, 1833.

Sobre Lord B e os bichos. Wikipédia: https://en-wikipedia-org.translate.goog/wiki/Lord_Byron?_x_tr_sl=en&_x_tr_tl=pt&_x_tr_hl=pt&_x_tr_pto=tc

Comentários

Para pedir livros em PDF, mande e-mail para freucolivros@gmail.com

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Postagens mais visitadas